POLÍTICAS DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Conheça nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS.

1.OBJETIVO E APLICABILIDADE

Esta Política se aplica aos indivíduos (pessoas naturais) que interagem com os serviços do Instituto de Parapsicologia e Ciências Mentais de Joinville tais como: alunos, candidatos, ex-alunos, parceiros, fornecedores, prestadores de serviços, colaboradores, terceiros e outros (identificados nessa política como “Você”). Esta Política explica como seus Dados Pessoais são coletados, usados e divulgados pelo IPCMJ, que representa suas mantenedoras de Ensino de Qualificação Profissional (referido nesta política como “Nós”, “Conosco”).

A presente Política compreende nossas atividades de coleta de dados tanto online como offline, abrangendo os Dados Pessoais que nós coletamos por meio de nossos diversos canais, incluindo sites na web, Aplicativos, Redes Sociais de terceiros/parceiros, Serviços de Atendimento, Pesquisas e Eventos. Por favor, note que nós poderemos agregar Dados Pessoais combinados de diferentes fontes (por exemplo, nosso site e eventos offline). Como parte disso, nós combinamos os Dados Pessoais que foram originalmente coletados de diferentes formas pelo IPCMJ.

 

 

2.DEFINIÇÕES

Consentimento: Manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada

Controlador: responsável pelas decisões referentes ao tratamento de dados

Dados Pessoais: Informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável, que torna possível a qualificação da pessoa. Os dados pessoais se referem a toda informação relacionada a uma pessoa e que permite identificá-la, ou seja, permite saber sobre sua real existência

DPO (Data Protection Officer) ou Encarregado de dados: pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados)

LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados

Operador: realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador

Partes Interessadas: diretoria, gestão, colaboradores envolvidos e/ou órgãos fiscalizadores

RIPD: Relatório de Impacto de Proteção de Dados

Titular de Dados: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento. Tratamento De Dados Pessoais: Toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem à coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração de dados

 

 

3.FONTES DE DADOS PESSOAIS

Nós coletamos seus Dados Pessoais através das seguintes fontes:

  • Páginas Eletrônicas do IPCMJ: Todos os nossos sites e portais oficiais podem ser utilizados para coleta de dados pessoais. Isso inclui tanto o site que operamos diretamente através dos nossos domínios e endereços IPs, quanto sites ou páginas que estabelecemos em serviços de terceiros, como Facebook, Instagram, LinkedIn, e demais terceiros que ofertam esse tipo de serviço.

  • Correio Eletrônico e sistemas de troca de mensagens instantâneas: Serviços utilizados para manter comunicações eletrônicas entre você e o IPCMJ, incluindo aqueles disponibilizados diretamente por nós, ou serviços de terceiros como WhatsApp, Telegram, SMS (serviço de mensagens curtas) e similares.

  • Aplicativos móveis do IPCMJ: Aplicativos móveis fornecidos diretamente pelo IPCMJ ou através de serviços de terceiros como Google ou Apple.

  • Central de Atendimento, Contact Center e Áreas Comerciais: Comunicações realizadas com você ou por você através das nossas centrais de atendimento e relacionamento com o aluno, candidato e/ou ex-aluno.

  • Anúncios, propagandas e formulários online: Interações com qualquer tipo de anúncios, propagandas e formulários online do IPCMJ ou de parceiros estratégicos.

  • Registros offline: Registros preenchidos offline, distribuídos durante eventos e outras interações com o IPCMJ e seus parceiros.

  • Dados recebidos de terceiros: Incluindo redes sociais e sites de terceiros como, por exemplo, Facebook, Instagram, LinkedIn, e similares, serviços de agregadores de dados, parceiros do ICPMJ, fontes públicas e dados recebidos durante aquisição de outras empresas.

 

4.QUAIS SÃO OS DADOS PESSOAIS QUE COLETAMOS E COMO ESTES SÃO COLETADOS

Durante sua interação com o ICPMJ, usando uma das fontes de coleta previamente mencionadas, podemos coletar vários tipos de dados pessoais sobre você, inclusive aqueles parcialmente informados. Conforme exposto a seguir:

  • Informações de Contato: Inclui qualquer tipo de informação que possa facilitar nosso contato com você, incluindo seu endereço físico de correspondência, números de telefone, endereços de correio eletrônico, sites e perfis em redes sociais.

  • Informações de login: Inclui informações para se identificar e autenticar em serviços fornecidos pelo IPCMJ, incluindo seu nome de registro (login), senha em formato irrecuperável (criptografado), e perguntas de segurança.

  • Informações demográficas e seus interesses: Qualquer informação que possa descrever seus dados demográficos, hábitos ou suas características de comportamento, incluindo itens como data de nascimento, idade ou faixa etária, gênero, localização geográfica, produtos favoritos, hobbies e passatempos, demais interesses e informações familiares ou sobre seu estilo de vida, a fim de oferecer serviços orientados a sua personalidade e regionalidade.

  • Informações técnicas sobre seus equipamentos computacionais ou dispositivos móveis: Detalhes sobre o seu computador ou outro dispositivo portátil que foi utilizado para acessar um de nossos sites, serviços ou aplicativos, incluindo o registro do endereço IP utilizado para conectar seu computador ou dispositivo à internet, incluindo sua localização geográfica, o tipo e a versão de sistema operacional e o tipo e a versão do navegador da web. Se você acessar um site ou aplicativo do IPCMJ usando um dispositivo móvel, como um celular inteligente ou tablet, as informações coletadas também incluirão, sempre que permitido, o ID de dispositivo exclusivo de seu telefone, a localização geográfica e outros dados similares do dispositivo móvel.

  • Informações sobre como você utiliza nossos sites e serviços: Durante sua interação com nossos sites e serviços, nós utilizamos tecnologias de coleta automática de dados para capturar informações sobre as ações que você tomou. Isso pode incluir detalhes como em quais links você clica, quais páginas ou conteúdos você visualiza e por quanto tempo e outras informações e estatísticas semelhantes sobre suas

  • Pesquisas de mercado e feedback de consumidores: São informações que você compartilha voluntariamente com o IPCMJ, ou outras plataformas online, sobre sua experiência de uso de nossos serviços.

  • Conteúdo gerado por consumidores: Incluindo qualquer conteúdo que você cria e compartilha com o IPCMJ em redes sociais de terceiros ou por meio de carregamento para um de nossos sites, aplicativos e demais serviços online e offline, incluindo o uso de aplicativos de rede social de terceiros, como o Facebook, Instagram, LinkedIn e similares. Esses dados incluem textos, comentários, artigos, fotos, vídeos, histórias pessoais ou outros conteúdos e mídias semelhantes.

  • Informações de redes sociais de terceiros: Trata-se de quaisquer dados que você compartilha publicamente em uma rede social de terceiros ou informações que fazem parte de seu perfil em uma rede social de terceiros (como o Facebook, Instagram, LinkedIn e similares) e que você permite que a rede social de terceiros compartilhe conosco ou compartilhe com exposição pública. Esses dados podem incluir detalhes como suas informações básicas de conta (nome, endereço de e-mail, gênero, data de nascimento, cidade atual, foto de perfil, ID de usuário, lista de amigos e informações similares) e quaisquer outras informações ou atividades adicionais que você permita que a rede social de terceiros compartilhe conosco ou exponha publicamente. Nós recebemos suas informações de perfil de rede social de terceiros (ou partes delas) sempre que você baixa um item ou interage com um aplicativo ou serviço da web do IPCMJ em uma rede social de terceiros, sempre que você utiliza um recurso de rede social que é integrado a um site do IPCMJ ou sempre que você interage conosco por meio de uma rede social de terceiros. Para saber mais sobre como suas informações de uma rede social de terceiros são obtidas pelo IPCMJ ou para optar por não compartilhar essas informações de rede social, visite o site da rede social de terceiros específica.

  • Informações financeiras e de pagamento: Quaisquer dados que o IPCMJ necessita para atender a prestação de seus serviços, ou que você usa para fazer um pagamento, como os dados de seu cartão de débito ou crédito (nome do titular do cartão, número do cartão, data de validade e outros) ou outras formas de pagamento utilizadas. O IPCMJ ou nossos prestadores de serviço de processamento de pagamentos manuseiam suas informações financeiras e de pagamento em conformidade com as leis, normas e os padrões de segurança aplicáveis.

  • Contatos com nossa Central de Atendimento ao Aluno, nossas Instituições de Ensino de Qualificação Profissional e Contact Center: Suas interações via WhatsApp podem ser arquivadas e consultadas, para atendimento às necessidades operacionais do IPCMJ ou cumprimento de legislação aplicável.

  • Dados Pessoais Sensíveis: O IPCMJ coleta Dados Pessoais considerados sensíveis de acordo com a legislação vigente. Nós nos apoiamos nas seguintes bases legais: (i) detecção prevenção de crime; e (ii) cumprimento da lei aplicável.

 

 

5.SOBRE DADOS PESSOAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Dados pessoais de adolescentes a partir de 16 anos podem ser coletados, desde que observado seu melhor interesse, sempre que a coleta esteja de acordo com as bases legais previstas pela legislação aplicável.

Quando da contratação da prestação de serviços pelo IPCMJ, nós poderemos coletar dados pessoais de crianças  e adolescentes diretamente dos seus pais ou responsáveis legais, e de acordo com as regras da legislação vigente.

 

O cookie é um pequeno arquivo de dados, com uma etiqueta de identificação exclusiva, que os websites solicitam

que o navegador dos usuários armazene, seja no computador ou em quaisquer dispositivos móveis.

O principal objetivo dos cookies é permitir que o navegador do usuário registre suas ações e/ou preferências, para maior agilidade, eficiência e customização, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações.

Assim, os cookies são usados, dentre outros fins, para identificar os usuários, armazenar e lembrar suas preferências personalizadas, auxiliá-los a completar tarefas sem ter que reinserir informações quando da navegação de um site para outro, ou por ocasião de nova visita à plataforma.

 

Os sites e serviços compatíveis do IPCMJ também podem usar outras tecnologias de rastreamento similares a cookies, que podem coletar informações tais como endereços IP, arquivos de registro e sinalizadores da web, dentre outras. Esses dados também são utilizados para nos ajudar a adaptar os sites e demais serviços compatíveis do IPCMJ às suas necessidades pessoais.

 

Veja mais detalhes a seguir:

  • Endereços de IP: Um endereço de IP é um número usado na internet ou em uma rede para identificar seu computador. Todas as vezes que você se conecta à internet seu computador recebe um IP atribuído pelo seu provedor de serviços de internet. Podemos registrar Endereços de IP para as seguintes finalidades:

    • Tratamento de problemas técnicos;

    • Manutenção da proteção e segurança dos nossos sites e demais serviços online;

    • Obter uma melhor compreensão de como nossos sites e demais serviços online são utilizados;

    • Adaptar nosso conteúdo às suas necessidades, dependendo da sua localização geográfica.

  • Arquivos de Registro: O IPCMJ ou um terceiro trabalhando em nosso nome, poderá coletar informações na forma de arquivos de registro (logs) que detalham as atividades do site e coletam estatísticas sobre os hábitos de navegação do usuário. Normalmente esses registros são gerados anonimamente e nos ajudam a entender detalhes como:

    • O tipo de navegador e o sistema utilizado pelos usuários de nossos sites ou serviços online;

o Detalhes sobre a sessão do usuário, incluindo a URL de origem, a data, hora e quais páginas o usuário visitou em nossos sites e serviços compatíveis, e quanto tempo o usuário permaneceu utilizando-os;

  • Demais detalhes de navegação ou de contagem de cliques incluindo relatórios de tráfego de site, contagem de visitantes únicos e dados similares.

  • Sinalizadores da web: Nós podemos utilizar os sinalizadores da web (ou GIFs transparentes) nos sites do IPCMJ. Os sinalizadores da web (também conhecidos como web bugs ou web beacons) são pequenas sequências de código que permitem a entrega de uma imagem gráfica em uma página da web com o objetivo de transferir dados de volta para nós. Usamos as informações dos sinalizadores da web para os mais variados propósitos, incluindo:

    • Entender como um usuário responde a campanhas de e-mail;

    • Relatórios de tráfego dos nossos sites e serviços compatíveis;

    • Realizar a contagem de visitantes únicos, auditoria, relatórios de propaganda, e-mail, personalização em nossos sites e demais serviços compatíveis.

 

Nossos sites podem conter links de direcionamento para sites de entidades, organizações ou fontes externas.

Encorajamos você a, quando direcionado, tomar conhecimento acerca das políticas de privacidade destes outros sites. Nós não nos responsabilizamos pelas práticas de privacidade ou segurança da informação constantes de sites externos não mantidos pelo IPCMJ.

 

 

8.SOBRE O USO DE SEUS DADOS PESSOAIS

O link disposto a seguir descreve as finalidades para as quais o IPCMJ coleta seus Dados Pessoais e os diferentes tipos de Dados Pessoais que coletamos para cada finalidade. Note, por favor, que nem todos os usos aqui descritos serão relevantes para todos os indivíduos e estes, por sua vez, são aplicáveis apenas às situações aqui descritas:

 

 

Relação das Finalidades observadas pelo IPCMJ para a coleta e o uso de seus Dados Pessoais

 

 

9.SOBRE O COMPARTILHAMENTO DE SEUS DADOS PESSOAIS

Além das entidades que fazem parte do IPCMJ, nós podemos compartilhar seus Dados Pessoais com os seguintes tipos de organizações de terceiros:

 

  • Provedores de serviços: Incluem companhias externas que são utilizadas pelo IPCMJ para auxiliar a operar nosso negócio. Provedores de serviços e seus colaboradores selecionados, só estão autorizados a acessar seus Dados Pessoais em nome do IPCMJ para as tarefas específicas, que forem requisitadas a eles com base em nossas instruções diretas.

  • Entidades governamentais e privadas que oferecem benefícios aos alunos: Incluem-se neste item os benefícios governamentais como ProUni, FIES, UNIEDU (para Santa Catarina), entre outros. Neste caso, somente serão compartilhados Dados Pessoais necessários e pertinentes à execução das atividades para garantia da habilitação ou manutenção dos benefícios. Destaca-se que, no caso deste item, a concessão de quaisquer benefícios está exclusivamente ligada ao interesse do aluno em ser beneficiário, de forma que o IPCMJ somente compartilhará informações de alunos beneficiários ou buscando habilitação para serem beneficiados.

  • Agências de análise de crédito, cobrança de dívidas e serviços financeiros: Conforme permitido pela lei aplicável, agências de análise de crédito e/ou de cobrança de dívidas são empresas externas que o IPCMJ pode utilizar para auxiliar a verificar a situação do seu crédito ou para coletar informações sobre pagamentos vencidos.

  • Empresas terceiras que usam Dados Pessoais para suas próprias finalidades de marketing: O IPCMJ não licencia ou vende seus Dados Pessoais a empresas terceiras para suas próprias finalidades de marketing.

 

De acordo com a legislação vigente, o IPCMJ utiliza seus Dados Pessoais por quanto tempo for necessário para

satisfazer às finalidades para as quais seus Dados Pessoais foram coletados, conforme descrito nesta política, ou para cumprir com os requerimentos legais aplicáveis.

Dados Pessoais usados para fornecer uma experiência personalizada a você serão mantidos exclusivamente pelo tempo permitido, de acordo com a legislação vigente, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.

Quando do término do tratamento de seus Dados Pessoais, estes serão eliminados no âmbito e nos limites técnicos das atividades, autorizada a conservação nas situações previstas na legislação vigente.

 

 

11.SOBRE O ARMAZENAMENTO OU TRANSFERÊNCIA DE SEUS DADOS PESSOAIS

O IPCMJ adota medidas adequadas para garantir que seus Dados Pessoais sejam mantidos de forma confidencial e segura. Entretanto, estes controles não se aplicam a informações que você tenha escolhido compartilhar em áreas públicas, como redes sociais de terceiros.

  • Pessoas que podem acessar seus Dados Pessoais: Seus Dados Pessoais serão processados por nossos colaboradores ou agentes autorizados, desde que estes precisem ter acesso a tais informações, dependendo dos propósitos específicos para os quais seus Dados Pessoais tenham sido coletados.

  • Medidas tomadas em ambientes operacionais: Armazenamos seus Dados Pessoais em ambientes operacionais que usam medidas de segurança razoáveis, tanto técnicas quanto administrativas, para prevenir acessos não autorizados ou incidentes de segurança.

  • Medidas que o IPCMJ espera que você tome: É importante que você também tenha um papel em manter seus Dados Pessoais seguros. Quando criar uma conta online, por favor, se assegure de escolher uma senha que seja forte para evitar que partes não autorizadas a adivinhem. Recomendamos que você nunca revele ou compartilhe sua senha com outras pessoas. Você é o único responsável por manter esta senha confidencial e por qualquer ação realizada através de seu uso em sua conta nos sites e serviços compatíveis do IPCMJ.

  • Se você usar um computador compartilhado ou público, nunca escolha a opção de lembrar seu nome de login, endereço de e-mail ou senha, e certifique-se que você saiu da sua conta (realizou o logout) sempre que deixar o computador. Você também deve usar quaisquer configurações de privacidade ou controles que o IPCMJ fornece em nosso site, serviços ou aplicativos, inclusive aquelas consideradas opcionais.

  • Transferência de seus Dados Pessoais: Dada a natureza do nosso negócio, é possível que tenhamos que transferir seus Dados Pessoais armazenados dentro do IPCMJ para terceiros, de acordo com as finalidades estabelecidas nesta Política de Privacidade. Por este motivo, poderemos transferir seus Dados Pessoais para outros países, desde que estes possuam leis e regulamentações compatíveis com as vigentes no Brasil.

 

 

12.SOBRE SEUS DIREITOS REFERENTES A DADOS PESSOAIS

Você tem direito de confirmar a existência, acessar, revisar, modificar seus Dados Pessoais que são tratados pelo IPCMJ.

 

A qualquer momento, você também poderá limitar o uso e a divulgação, ou revogar o consentimento a qualquer

uma de nossas atividades de processamento de seus Dados Pessoais, excetuando-se em situações previstas na legislação vigente.

Sempre que um pedido for submetido sem o fornecimento das provas necessárias para a comprovação da legitimidade do titular dos dados, o pedido será automaticamente rejeitado. Ressaltamos que qualquer informação de identificação fornecida ao IPCMJ somente será processada de acordo com, e na medida permitida pelas leis vigentes.

Determinadas situações requerem a retenção de seus Dados Pessoais para satisfazer obrigações legais ou contratuais da Companhia. Nestes casos, não poderemos excluir seus Dados Pessoais.

Ressaltamos que o IPCMJ solicita a validação de sua identidade usando, por exemplo, um sistema de login com senha de acesso ou recurso similar, antes de permitir o acesso ou a modificação de seus Dados Pessoais, dessa forma garantindo que não exista acesso não autorizado à sua conta e dados pessoais associados.

Destacamos que a senha inicial de acesso às ferramentas da Companhia é gerada automaticamente pelo sistema, e a partir do primeiro login, o titular deverá, obrigatoriamente, indicar nova senha a qual é pessoal e intransferível.

 

 

12.1.             QUAIS SÃO SUAS ESCOLHAS SOBRE COMO UTILIZAMOS E DIVULGAMOS SEUS DADOS PESSOAIS

O IPCMJ faz o máximo para dar a você liberdade de escolha sobre os Dados Pessoais que você nos fornece. Os seguintes mecanismos dão a você o controle sobre o tratamento de seus Dados Pessoais:

 

 

  • Cookies/Tecnologias Similares: Você pode gerenciar o seu consentimento usando:

  • As configurações do seu navegador para recusar alguns ou todos os cookies e tecnologias similares, ou para alertá-lo quando estão sendo usados.

  • Publicidade, marketing e promoções: Você pode consentir para que seus Dados Pessoais sejam usados pelo IPCMJ para promover nossos serviços. Se você decidir que não deseja mais receber tais comunicações, poderá cancelar sua subscrição para receber comunicações relacionadas a marketing, seguindo as instruções fornecidas nos canais.

  • Para cancelar a subscrição de comunicações de marketing enviadas por qualquer meio, incluindo plataformas de terceiros, você pode optar por sair a qualquer tempo, cancelando sua subscrição, pelos links disponíveis em nossas comunicações ou via plataformas parceiras. É importante lembrar que, mesmo com o seu cancelamento de subscrição às nossas comunicações de marketing, você continuará a receber comunicações administrativas, acadêmicas, extracurriculares do IPCMJ, assim como pedidos de confirmações de transação, notificações sobre suas atividades de conta em nossos sites e serviços compatíveis, e outros anúncios importantes não relacionados a marketing.

  • Publicidade direcionada: O IPCMJ realiza parcerias com redes de anúncios e outros provedores de serviços de publicidade, que apresentam propagandas e demais anúncios em nosso nome ou no nome de outras empresas não-afiliadas ao IPCMJ. Alguns destes anúncios podem ser ajustados aos seus interesses, com base nas informações coletadas nos sites e demais serviços compatíveis do IPCMJ ou em sites de organizações não-afiliadas ao IPCMJ.

 

13. ALTERAÇÕES EM NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Recomendamos a você que acesse frequentemente nossa Política de Privacidade. Assim você poderá esclarecer suas dúvidas e se manterá atualizado sobre eventuais alterações. Sempre que aplicável, seja por necessidade organizacional ou para conformidade com a legislação vigente, o IPCMJ promoverá aprimoramentos em suas práticas, procedimentos e políticas relacionados à gestão dos dados pessoais dos titulares a ela vinculados.

 

14. COMO ENTRAR EM CONTATO

Você pode entrar em contato conosco através do e-mail: contato@mente.com.br . O IPCMJ receberá, levantará as informações necessárias e responderá, dentro de um prazo razoável, a qualquer solicitação sobre a forma como nós tratamos seus Dados Pessoais. Nosso objetivo é assegurar seus direitos e estar em conformidade com as leis de privacidade e proteção de Dados Pessoais vigentes.