Desmistificando Crenças e Opiniões
top of page

Desmistificando Crenças e Opiniões

Atualizado: 15 de jun. de 2021

Nos dias de hoje é mais fácil julgar do que se aprofundar, é tanta informação que muitos acreditam em falácias e não procuram diferentes fontes para comprovar algo, tornando-se alienados.


São por definições como essa que se criam crenças limitantes, bloqueios psíquicos e complexos de inferioridade. E como você sabe, ou deveria saber, a cada dia que se passa deixamos de ser aquela pessoa de ontem. Você aprende algo de novo, aplica algo diferente em sua vida, se alimenta de coisas diferentes, muda de opinião a respeito de algo que há 10 anos atrás concordava e isso é natural.


Já dizia um grande pensador pré socrático: "Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou. Assim, tudo é regido pela dialética, a tensão e o revezamento dos opostos. Portanto, o real é sempre fruto da mudança, ou seja, do combate entre os contrários." Heráclito.

Por esse motivo, certamente você conhece pessoas com mais de 40 anos, com atitudes taxadas como infantis perante sua experiência. Da mesma forma encontra jovens com 20 anos ou menos com pensamentos e atitudes de admirável maturidade. E o que falar sobre maturidade?

Até mesmo você pode ser maduro em determinados áreas da sua vida, como no âmbito financeiro e profissional, porém não consegue ser fiel e maduro em sua vida afetiva. Por isso generalizar é onde está o erro, maturidade é algo relativo, mas quando visamos a sua melhor versão de si mesmo, é onde buscamos a harmonia em todas as áreas.

Do mesmo modo, falar sobre inteligência também é relativo e me refiro até mesmo aos intitulados de Doutores, (sem desmerecer o seu esforço para conquistar este título), mas veja, esses são conhecedores aprofundados de um objeto de estudo, enquanto existem infinitos objetos de estudo no mundo acadêmico e real.

E o mais cômico é perceber que quanto mais você se aprofunda a respeito daquele objeto de estudo, mais você percebe o quanto que você não sabe nada sobre aquele específico objeto de estudo. Por esses motivos que notas não definem a sua inteligência, são tantas variáveis (de nível temporal, emocional, etc.) quando se esta realizando uma prova que jamais será métrica para definir sua inteligência.

E sobre fofoca, faça o favor de gastar sua energia pensando em si mesmo e não no que os outros pensam de você. Lembre-se ninguém é melhor ou pior do que você.







Torne-se Parapsicólogo na melhor e mais experiente Instituição de ensino da Parapsicologia.


Matrículas Abertas para 37° Turma do Curso de Qualificação Profissional em Parapsicologia que inicia-se em Março de 2021. "Há 21 anos Transformando Mentes!".

233 visualizações0 comentário
bottom of page